22 de setembro de 2014

MINHA RECUPERAÇÃO PÓS-CESÁREA

Se eu fosse resumir toda minha recuperação pós-cirúrgica em 1 palavra, eu diria que foi TERRÍVEL (emocionalmente e fisicamente).

Foi ainda na maternidade onde fiquei horas com dor nas costas e sem conseguir mudar de posição por conta da cirurgia.

Após tirar a sonda e quase desmaiar nos braços da enfermeira, fiquei quase 24hs sem banho por não conseguir me levantar.

A sonda mexeu com meu aparelho urinário. Não senti vontade de urinar por quase 2 dias, o que me causou uma dor terrível na uretra e bexiga. Tomei banho sentada em uma cadeira de rodas, com a ajuda de uma enfermeira.

Passei toda minha estadia no hospital com dores terríveis e necessitando de ajuda até para ir ao banheiro.

OBS: eu tinha um bebê pra cuidar! Lembrem-se disto!

O caminho de carro da maternidade para casa foi regado por lágrimas e pedidos de socorro.
Ao chegar em casa, a 1ª coisa que fiz foi me deitar.

Minhas costas doíam demais por eu ter que ficar em 1 só posição. Tentei me virar de lado diversas vezes, mas os pontos doíam demais para eu conseguir.

Depois de 1 semana eu já conseguia andar ereta e ir ao banheiro/tomar banho sozinha. Mas ainda precisei de ajuda para me levantar e deitar por 15 dias seguidos.

Após os 15 dias, eu já conseguia fazer praticamente tudo sozinha. Mas o esforço (qualquer esforço mínimo, inclusive subir e descer escadas) sempre fez doer a área da cirurgia. E assim foi por um pouco mais de 1 mês.

Meu intestino ficou completamente bagunçado. Funcionava bem por uns dias e depois parava completamente, o que me causou grande desconforto.

Um relato curto e grosso pois quero alertar a todos que cesárea não deve ser uma opção.
É uma cirurgia de grande porte, e deve ser tratada como tal.

O que é essencial para quem passa por uma cirurgia??


- AJUDA!
Aceite ajuda de quem te oferece.
Ajuda para comida, casa, roupa e filhos mais velhos, o que for!

- Não se estresse!

- Descanse! 
Durma junto com o bebê, se possível.

- Alimente-se bem
Por diversas vezes eu passei mal (a ponto de quase desmaiar) por não me alimentar nos horários certos, ou com os alimentos certos.

- Beba muita, MUITA água. 
É essencial para a amamentação e o funcionamento do intestino.

-Use cinta.
Acabei não comprando cinta por achar desnecessário. Peguei uma emprestada e vi que ajuda muito! Dá segurança para se movimentar e dói menos a área do corte.

-Aproveite o tempo com seu bebê.
Não importa o que aconteceu. Se foi o parto que você queria ou não. Se você está com seu bebê saudável nos braços, respire, sorria, e aproveite. O tempo passa rápido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários aguardam moderação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...