12 de dezembro de 2012

PINTAR O CABELO NA GRAVIDEZ, PODE?

 
Minha história: Nasci loirinha, linda e tinha o apelido carinhoso (criado pela minha mãe) de cachinhos dourados.
Conforme fui crescendo, meu cabelo foi escurecendo e com o passar dos anos ele chegou a um tom de castanho. Fiquei triste. FIM.

SEMPRE quis voltar a ser loira. E quando completei 16 anos eu ganhei dinheiro de presente de aniversário e descolori meu cabelo.

Desde então eu sou cada vez mais loira.TODAS, realmente, TODAS as pessoas que eu conheço disseram que eu fiquei muito melhor loira. As palavras da minha mãe foram as seguintes: "Depois que ficou loira, você é outra pessoa. Ninguém mais te imagina morena!".

E estou assim há quase 3 anos. Comecei a namorar loira, me casei linda&loira. E agora, prestes a passar de pré-grávida para grávida, minha mãe me bombardeia com o assunto que eu não tinha sequer lembrado: "Você vai pintar o cabelo de preto, né? Porque você não pode descolorir estando grávida!"

E eu me vi entrando no meu pesadelo! NÃO QUERO SER MORENA! NÃO QUERO ACEITAR A NATUREZA DA RAIZ DO MEU CABELO! NASCI PRA SER LOIRA!

Drama passado, fui a Ginecologista e fiz uma pergunta sobre o assunto.

Ela fez uma cara de espanto. "O que? Pintar o cabelo na gravidez não pode!!!".
Eu já estava prestes a chorar quando ela acrescentou: "Só depois de 4 meses.".

COMÉQUIÉ?? Então eu posso?
Parece que agora é mito não poder pintar o cabelo na gestação. Pesquisei um pouco sobre o assunto.
E não há tese científica para nenhum dos lados.

No Guia do Bebê diz:

"As tinturas, principalmente as mais antigas, alisamentos ou permanentes contêm muitas substâncias que são absorvidas pelo couro cabeludo (entre as quais a amônia, o benzeno ou formol), região bastante vascularizada, que chegam até o bebê e podem prejudicá-lo.

Porém, há divergências entre os especialistas quanto ao uso de produtos químicos durante a gestação. Uns reprovam, outros minimizam. No entanto, boa parte dos profissionais recomenda o uso de tinturas somente após o terceiro ou quarto mês de gestação, período em que as chances de más-formações diminuem. Muitos nem sequer recomendam o uso de produtos químicos nos cabelos em qualquer época da gestação.

Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a médica Robertha Nakamura condena o uso de produtos químicos no período de gestação, embora saliente não existir provas concretas de que a tintura tem efeito direto na gravidez. Nakamura acrescenta que há poucos estudos nessa área que possam evidenciar um possível dano ao feto, principalmente no início da gestação.
Polêmico, o uso de produtos químicos na gravidez deve ser visto com cautela pelas mamães. Não há ainda comprovada uma quantidade mínima de produto químico que possa ser usada sem que prejudique a saúde do bebê em formação."

Tem um trechinho no Mamie Bella que diz:

"As mais indicadas são as colorações à base de Henna 100% natural ou xampus tonalizantes, que devem ser aplicadas a partir do segundo trimestre da gestação, quando o bebê já passou pela fase de formação de tecidos e órgãos. Entretanto, o ideal é consultar seu médico, que poderá autorizar ou recomendar o melhor período, de acordo com a sua gestação." 

Lembrei de várias artistas que permaneceram loiras, divas e grávidas.

O caso mais recente é Cláudia Leitte



Aí lembrei também da eterna rainha dos dedinhos Eliana



E por acaso achei a foto da Adriane Galisteu saindo do salão onde pintou o cabelo estando grávida.


E sem falar nas dezeeeenas de cantoras, atrizes e modelos que pintam o cabelo na gravidez. Eu não sei se é uma tintura diferente, recém criada e terrivelmente cara.
Mas sei que estou morrendo de medo. Mesmo a médica tendo dito que eu posso fazer luzes depois dos 4 meses, eu vou ficar encucada (alguém ainda diz 'encucada'?). 
Temos que lembrar que acima de qualquer vaidade, está em risco a vida do bebê. 
E se Deusmelivreeguarde  acontecer alguma coisa com o meu bebê? Eu vou me sentir culpada pro resto da vida!

Ainda não sei o que fazer.
E vocês? O que acham de pintar o cabelo na gravidez? 

31 comentários:

  1. Olá tudo bem?

    Acabei de conhecer o seu blog atráveis do agrega pais tudo muito sincero e legal bjs ♥
    http://www.anjodmv.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu não pintei. Meu GO não liberou e mesmo se liberasse, não pintaria. Eu sempre tive o cabelo loiro branco, foi escurecendo até ficar um loiro escuro... Pintei durante muito tempo de loiro. Primeiro só um pedaço, depois só as pontas, já fiz luzes, pintei loirão. Até que enjoei, joguei um castanho, enjoei de novo e joguei um vermelho, e acabei parando no preto!! Ahahahaha... Quando engravidei achei que ia ser fácil não pintar, mas minha raiz clarinha gritava e eu achava aquilo terrível. Fui perguntar pro GO, ele disse não, e ainda me deu um sermão. Guardei tudo que ele me falou e realmente, vi que o tempo passava tão rápido, que não valia a pena arriscar. Se eu tivesse pintado, e acontecido algo com a Alice, mesmo que não fosse por esse motivo, eu nunca ia me perdoar, ia sempre achar que foi por minha culpa. Hoje to até feliz, to quase conseguindo tirar esse pretão do cabelo, só deixando crescer e cortando as pontas. Quero voltar a ser loira!! Ahahah. Bjbj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corajosa vc, hein! Loiro, vermelho, preto, loiro de novo! kkkk
      Beijos

      Excluir
  3. O meu caso é mais complexo. Pinto meu cabelo de loiro para disfarçar os brancos, que começaram a aparecer desde os meus 15 anos. Agora, inciei os exames para tentar engravidar e não penso noutra coisa que não seja aqueles cabelos brancos horríveis formando uma verdadeira tiara na minha testa... se alguém souber de uma tinta que seja aprovada pelos médicos, por favor, me avisem... nove meses de cabelo branco ninguém merece!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vivi. Obrigada por comentar! :)
      Tem a tinta sem amônia da L'oreal
      http://www.loreal-paris.com.br/coloracao/cores/casting-creme-gloss/412-cacau-glace.aspx

      Tem médicos que liberam justamente por não conter a amônia.
      Mas só é permitido depois dos 3 meses, viu?
      Boa sorte e volte sempre!

      Excluir
  4. Olá, boa tarde
    Tenho visto muita informação acerca das tintas nas grávidas. O seu blogue chamou a minha atenção precisamene por ser pré-grávida, mas continuo com uma dúvida.
    Mais ou menos generalizada é a opinião de que, pelo menos no 1º trimestre, mais vale não pintar.
    Então e em caso de FIV? Sabendo a data da FIV até quando seria seguro pintar o cabelo? Será seguro pintar o cabelo na vespera?
    Obrigada e tudo de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita!
      Olha, pelo o que pesquisei, as opiniões médicas mudam da mesma forma. Uns aconselham, outros não.
      Vi muita gente falando que o médico liberou até 1 dia antes da transferência do embrião. Mas vi gente dizendo que assim que começou com as injeções, parou também com a pintura.
      EU não pintaria. Pra não correr o risco né?
      Essa fórum pode te ajudar http://www.e-familynet.com/phpbb/viewtopic.php?p=2967325
      Beijo :)

      Excluir
    2. Pois é...
      Perdi a vergonha e perguntei à enfermeira...diz que até à punção se pode fazer tudo, mas sei lá, pela resposta fiquei com a ideia que ela não seria contra a tinta durante a gravidez...mas a informação é tão contraditória...sim, para quê arriscar?
      Beijos e muito obrigada :)

      Excluir
    3. Beijos e boa sorte! Volte para nos contar :)

      Excluir
  5. Na minha gravides usei coloração sem amônia durante toda gestação, impossível ficar com os cabelos brancos aparecendo. Meu filho está com 5 anos e perfeito.

    ResponderExcluir
  6. Usei tintura sem amônia durante toda minha gravidez, não conseguia ficar vendo os fios brancos aparecendo, meu fllho está com 5 anos e perfeito. Não senti nenhum efeito. Se engravidar novamente vou fazer a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  7. quero pimtar esto guniada de galega esto ficamdo morena

    ResponderExcluir
  8. Querida, nao faça nada deixe como esta todo produto quimico seja ele sem amonia ou nao tem suas composiçoes. Vc quer ficar linda e seu bb um monstrinho quando nascer. ????? Pense bem é muito serio sua decisao. Nao se iluda com produtos caros . Com pessoas famosas. ou ricas. Vc nao sabe o que elas passam nem elas revelam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai gente, o povo fala tanto de a criança ficar um monstrinho... pára com isso gente! tintas naturais não tem problema, estou grávida pela quarta vez (um aborto), não pintei o cabelo em nenhuma das vezes pq não tinha necessidade, agora estava com o meu cabelo vermelho (tipo Rita Lee), pintei num dia, no outro descobri qua estava gravida de uma semana, está tudo bem com o meu bebê; fui no médico do SUS, ele me disse que só depois do terceiro mês, a minha médica do convênio disse o mesmo! Não quero pintar por mero capricho, mas porque trabalho com vendas, clientes, e minha raiz está preta, depois fica vermelho e degradê pra laranja e amarelo nas pontas, claro que não vou colocar qualquer coisa no cabelo, como minha pintura vai com água oxigenada, me sinto na OBRIGAÇÃO de passar a cor natural pra esquecer até o final da gravidez! Mas querida, seu filho não vai virar um monstro por conta disso, se fosse assim, teria que parar de usar maquiagem, esmalte, enfim... ninguém pára com isso! Isso não tem menos produtos químicos, muitos médicos nos aconselham à deixar tudo isso! Mas vai de cada um! Eu creio que não tem nada à ver! Claro que tem coisas, como disse anteriormente, que não vamos usar! Beijos e espero que tenha ajudado!

      Excluir
    2. ai... as pessoas falam de que a criança vai nascer um monstrinho, antes de engravidar, mantinha meu cabelo vermelho (Rita Lee), uma dois dias antes de descobrir que estava grávida pintei o cabelo, o bebê tá saudável, depois disso, fui no G.O. do SUS, o mesmo me pediu para esperar o terceiro mês,, fui na G.O. do convênio, e adivinha? disse o mesmo! Se fosse assim, tem médicos que nos mandam suspender esmalte, maquiagem, enfim! não vou mais pintar com a mesma cor, afinal, pra ficar assim eu uso água oxigenada, então me sinto na obrigação de usar um produto natural e voltar ao castanho! A gravidez é o momento onde vc tem que sentir LINDA por completo, e como vai se sentir linda se não gosta do que vê no espelho, eu não posso ficar com o cabelo castanho na raiz, rosa mais à baixo e descendo um degradê pro laranja e amarelo nas pontas, trabalho com público, saindo aqui do trabalho, vou passar no cabeleireiro pra saber qual tinta comprar! E você se sentindo linda, com responsabilidade de saber que produto usar, vai se sentir mais feliz e seu bebê vai sentir tbm! Espero ter ajudado!

      Excluir
    3. concordo com voc , com essa tecnologia , as tinturas não são mas tão fortes como antes , mas claro voc não vai sair usando tinturas , sem antes passar no médico ou conhecer o tal produto :)

      Excluir
  9. Estou de 16 semnas estou louca p pintar meu cabelo porém vou esperar ate as 28 semans....

    ResponderExcluir
  10. Olá estou gravida e doida pra pintar meus cabelos. ..sou morena. ..com tempo pintava meu meu cabelo de vermelho isso a oito anos. ...mais com tempo desisti de ser ruiva. ..voltei a ser morena ....mais nois mulheres nunca estamos satisfeita. ..decidi ficar loira a cada um mês fazia luzes no cabelos. ..faltava um pouco pra mim deixar do jeito que queria. ..só que quando ia fazer progressiva ...fiquei na dúvida se se estava grávida. ..
    Foi nisso que descobri minha gravidez ...fiquei na dúvida se continuava descolorido ou nao meus cabelos. ..hoje to me sentindo horrivel ja estou no quarto mês de gravidez e doida pra pintar meu cabelo meu Go disse que nao ....mais acho que nao vou aguentar ...pois quando descobri que estava grávida pintava meu cabelo ainda...

    Tenho certeza que Deus me protegerá. ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que se meu GO dissesse que não, eu ficaria receosa. Mas dizem que luzes não tem problema. Siga seu coração de mãe.
      Beijos

      Excluir
  11. h0lá.. Eu estou d 17semanas.. E desde que eu s0ube da minha gravidez parei d pintar meu cabelo.. Era beeem vermelhão.. Mais ag0ra ta c0m uma raiz q da medo d olhar! D: ! E ag0ra q desb0t0u t0o0da a c0r vrmelha d0 meu cabelo.. Quero fazer as luzes! P.pasar ao l0iro ag0ra... Mais,sera q p0ss0? Tenho muito meedo de fazer mal a meu bebê :( tenh0 uma amiga q sta gravida tbm de 20 semanas y pint0u o cabelo d preto! E ate ag0ra não ac0nteceo nada d mal c0m ela e o bebe.. Oohh..Falta d c0ragEm mENinas.. :'( ajuudaa.. Alguem aqui faz luzes estando gravida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fale com seu médico, pois cada grávida tem uma orientação diferente ;)

      Excluir
  12. estou com 13 semanas e quero muito escurecer meus cabelos pois pintei de castanho claro e agora esta desbotando ficando queimado do sol muito horrível . será que se eu usar um tonalizante preto azulado fara mal ?

    ResponderExcluir
  13. pintei meu cabelo de preto e so agora depois de 1 ano resolvir voltar a ser loira , e estou de 8 meses de gestacao e descolorir algum problema nisso?

    ResponderExcluir
  14. Oi ...eu tenho muitos cabelos brancos e não me imagino grávida e feia .;( Ainda não consultei minha gineco/obstetra...Mas, como ainda não estou grávida estou pesquisando....achei a Natucor, que não tem amônia, chumbo e água oxigenada.

    ResponderExcluir
  15. E a natucor? Não tem amônia, água oxigenada e chumbo...pelo menos é o que diz o site...

    ResponderExcluir
  16. eu so uso natucor..dede antes da gravidez..adoro pq n agride os fios e deixa supernatural!

    ResponderExcluir
  17. Oi eu também estou grávida e tenho o cabelo castanho bem claro e pouco antes da gravidez fiz luzes e fiquei praticamente loira meu GO também me aconselhou a não pintar mas estou louca para pintar de castanho ouvi dizer que luzes podem ser feita pois não atinge a raiz mas o pior e que não quero mas faze-las pra quem que continuar loira tem essa opção mas pra quem usa coloração fica a dúvida .... confusa também não sei o que fazer????

    ResponderExcluir
  18. Oi eu também estou grávida e tenho o cabelo castanho bem claro e pouco antes da gravidez fiz luzes e fiquei praticamente loira meu GO também me aconselhou a não pintar mas estou louca para pintar de castanho ouvi dizer que luzes podem ser feita pois não atinge a raiz mas o pior e que não quero mas faze-las pra quem que continuar loira tem essa opção mas pra quem usa coloração fica a dúvida .... confusa também não sei o que fazer????

    ResponderExcluir

Todos os comentários aguardam moderação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...